sexta-feira, 17 de junho de 2011

100 novos procuradores da AGU empossados nesta sexta reforçam defesa judicial das fundações e autarquias federais

Primeira colocada, Maria Tereza foi a responsável pelo discurso de posse dos 
novos Procuradores Federais. Foto: Leogump Carvalho / AscomAGU.
A defesa judicial das mais de 150 fundações e autarquias federais do país ganhou, nesta sexta-feira (17/06), reforço de 100 novos procuradores federais. Eles vão atuar nas várias unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU). Os mais recentes integrantes da carreira da Advocacia Pública Federal foram empossados pelo Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, em solenidade realizada em Brasília.

"Vocês entram em uma Casa que adquiriu nos últimos anos uma importância singular no cenário nacional", registrou Adams ao destacar a responsabilidade do trabalho desenvolvido pelo advogado público. O Advogado-Geral também lembrou que a categoria é essencial à Justiça. "Nós garantimos a qualidade da governança do Estado".

Os novos procuradores foram selecionados no Concurso Público para Formação de Cadastro de Reserva e Provimento de Cargos de Procurador Federal de 2ª Categoria. O certame contou com diversas etapas como prova objetiva, prova oral e curso de formação. 

Em nome de todos os empossados, a primeira colocada no concurso, Maria Tereza Marques Corrêa, destacou que a carreira de procurador Federal se faz necessária à sociedade. A nova procuradora fez referência à filosofia da Instituição: "AGU: Direito de todos. Dever do Estado" que, segundo ela, foi enfatizada por todos os professores durante o curso de formação para a carreira. "Temos que ingressar na PGF imbuídos desse espírito", declarou.

O Procurador-Geral Federal, Marcelo de Siqueira Freitas, ressaltou que a primeira missão é servir ao país. "Os senhores serão responsáveis por algumas das políticas públicas mais importantes do país que são aquelas que estão a cargo das autarquias e fundações", disse.

Estiveram presentes ainda dirigentes como o Advogado-Geral da União substituto, Fernando Luiz Albuquerque, a Procuradora-Geral da União, Helia Bettero, a Secretária-Geral de Contencioso da AGU, Grace Maria Mendonça, o Procurador-Geral do Banco Central, Isaac Menezes Ferreira. A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Mauro Hauschild, do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e de representantes das entidades de classe ligadas às carreiras da Advocacia Pública Federal. 

Bárbara Nogueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário